
Gloria Maria Cláudia Pires de Morais nasceu no Rio de Janeiro em 23 de agosto de 1963, filha da produtora e empresária Elza Pires e do ator Antônio Carlos Pires.
Começou em televisão aos cinco anos de idade na telenovela "A Pequena Órfã", da TV Excelsior. Depois, em 1972, trabalhou ao lado do pai e do humorista Chico Anysio em 'Chico City', ainda na época da TV em preto e branco.
Nas novelas criou personagens icônicos, como a Maria de Fátima de 'Vale Tudo' ou as gêmeas Ruth e Raquel de 'Mulheres de Areia'.
Sua carreira em cinema é esporádica, mas tem se intesificado nos últimos anos, graças a sucessos como a franquia 'Se Eu Fosse Você' e tem lhe rendido diversos prêmios.
Confira 10 filmes de uma das melhores atrizes brasileiras.
1.

2.

3.

4.
O Quatrilho (dirigido por Fábio Barreto, conta a história de dois casais, de uma comunidade rural de imigrantes italianos do Rio Grande do Sul, que vivem sob o mesmo teto e acabam trocando de par. destaque, claro, para Glória Pires - melhor atriz em Havana e no APCA - e Patrícia Pillar. graças ao bom roteiro baseado no livro de José Clemente Pozenato, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996)

5.
Índia, a Filha do Sol (estreia de Gloria Pires no cinema, em 1982, também dirigida por Fábio Barreto, no papel de uma jovem índia que se apaixona por um soldado branco, numa região de garimpo em Goiás. o filme ficou mais lembrado pela bela canção "Luz do Sol" de Caetano Veloso)

6.
Memórias do Cárcere (obra clássica de Graciliano Ramos, adaptada por elson Pereira dos Santos, contando o período em que o escritor - vivido brilhantemente por Carlos Vereza - ficou preso por conta de suas convicções políticas. Glória interpreta Heloísa, esposa de Graciliano, que faz algumas visitas à prisão e já chamava a atenção pela intensidade de sua composição)

7.
Primo Basílio (na transposição da obra de Eça de Queirós para a São Paulo de 1958, quem rouba o filme é Gloria Pires no papel da empregada feiosa que chantageia a patroa para não revelar seu caso com o primo. sem ela, o filme estaria completamente perdido)

8.
A Partilha (quatro irmãs - Gloria Pires, Lília Cabral, Andréa Beltrão e Paloma Duarte - se reúnem para o enterro da mãe e começam a discutir a divisão dos bens. baseado numa peça de sucesso de Miguel Falabella e dirigido por Daniel Filho, é divertido e terno. Gloria é a irmã mais velha e conservadora, casada com um militar)

9.
O Guarani (Gloria Pires vive Isabel - a meio-irmã da personagem central, Ceci - filha de um português com uma índia, que é apaixonada por Álvaro, que por sua vez gosta de Ceci, que ama o índio goitacá Peri. nada se salva nesta versão de Norma Bengell de 1996 para a obra clássica de José de Alencar, nem Gloria)

10.
Lula, o Filho do Brasil (o único ponto positivo desta biografia oportunista e farsesca do então presidente Luis Inácio da Silva é a participação de Glória Pires no papel de dona Lindu, mãe do protagonista. um merecido fracasso de público e crítica. foi último filme de Fábio Barreto, que está em coma desde um acidente na véspera do lançamento)

Outros filmes: 'Se Eu Fosse Você 2', 'Jorge, um Brasileiro', 'Besame Mucho' e 'Pequeno Dicionário Amoroso'.
Em Breve: 'Nise da Silveira: Senhora das Imagens' e 'Se Eu Fosse Você 3'.
Fonte: Lista de 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário