Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

41º Festival de Cinema de Gramado começa com Oscarito para Glória Pires e exibição do filme "Flores Raras"

Mesmo com frio e chuva, o 41º Festival de Cinema de Gramado já começou com intensa programação. A noite de abertura - que contou com a solenidade prevista para acontecer na Rua Coberta, às 17h (mas cancelada devido à chuva) -, começou com a apresentação da nova trilha do Festival. O músico Carlos Badia subiu ao palco com sua banda para uma apresentação da inédita composição. Na sequência, ele entregou ao prefeito de Gramado, Nestor Tissot, uma placa que marca a implementação da nova trilha sonora do evento.

Com a presença do prefeito, da secretárria de turismo de Gramado e coordenadora geral do evento, Rosa Helena Volk, patrocinadores, e demais autoridades, o 41º Festival de Cinema de Gramado começou sua programação oficial com o troféu Oscarito para a atriz Gloria Pires. A distinção, destinada a grandes intérpretes do cinema nacional, foi entregue à atriz por  Lucy e Luiz Carlos Barreto. "Eles são os pais da minha carreira no cinema! Queria agradecer a curadoria por essa homenagem e ao primeiro diretor que me dirigiu, Fábio Barreto", comentou Gloria, lembrando também os outros diretores que a dirigiram ao longo de sua filmografia. "É muita emoção. Estou especialmente feliz. Por isso quero oferecer esse troféu ao meu pai", completou.

Além do troféu Oscarito, a atriz ainda apresentou o filme de abertura "Flores Raras" (fora de competição) do qual é protagonista. Glória subiu ao palco com a equipe do longa, incluindo Lucy Barreto, produtora e grande mentora do projeto. "Quando li 'Flores Raras e Banalíssimas', logo pensei: 'vou fazer essa adaptação. Não sei como nem onde, mas vou'. Foram 18 anos para chegar até aqui. É um sonho realizado. Por isso, digo a vocês: guardem seus sonhos e avancem. Eles nos enriquecem e nos mudam, sempre para o melhor".

Hoje, no segundo dia de programação, começa a mostra competitiva do 41º Festival de Cinema de Gramado. Na agenda, os curtas-metragens brasileiros "Pouco Mais de Um Mês", de André de Novais Oliveira, e "Merda!", de Gilberto Scarpa". Entre os longas, o estrangeiro "Puerta de Hierro - El Exilio de Perón", de Dieguillo Fernández e Victor LaPlace, e o brasileiro "Éden", de Bruno Safadi. Na programação noturna, Wagner Moura recebe o Troféu Cidade de Gramado, às 21h30. Já à tarde, começa as exibições da Mostra de Curtas Gaúchos - Prêmio Assembleia Legislativa.

O Festival de Cinema é uma realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Gramado. Conta com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, patrocínio Master da Petrobras, patrocínio da Stella Artois e Oi, copatrocinio do Banrisul e Apoio Especial da DUOCASA. A Um Cultural é responsável pelo planejamento cultural e produção do evento.

Repórter: Matheus Pannebecker / Foto: Edison Vara/PressPhoto


Fonte: Site oficial do 'Festival de Gramado'

Nenhum comentário:

Postar um comentário